Em uma postagem anterior, já fiz referência ao blog sobrecapas, do Samir Machado. Mas, não resisti e resolvi citá-lo mais uma vez – movido por uma questão de afeto, digamos.
É que o Samir, em um de seus mais recentes posts, tratou de uma coleção de livros que me é muito querida: a série Bom Livro, da Editora Ática.
Foi através dessa coleção que muitos de nós tivemos a oportunidade de ler diversos clássicos da literatura em Língua Portuguesa.
Eu mesmo, se não li muitos desses livros, pelo menos, folheei-os, fucei as páginas, cheirei, li trechos, fiquei curiando.
Como diz o Samir Machado, a Bom Livro sofreu mudanças (na parte interna e externa dos livros). Eu tive livros da primeira e da segunda fases; os novos, eu os descobri agora, através do sobrecapas.
Confesso que gosto mais do primeiro design do que do segundo – motivação afetiva, talvez, pois ver esses livros é lembrar-me dos livros que minha mãe usou em seus estudos, lembrar-me das estantes dos meus tios.
No novo tratamento, agradou-me o conjunto. Mas, não curti muito o arremate superior no retângulo que traz o nome da obra e de seu autor. Achei feioso; um ruído num conjunto tão interessante.
Mas, as capas, eu acho que estão bonitas. A d’O Ateneu, vixe, está arretada.
…
Lembro que conheci o sobrecapas através do Bernardo Brayner, que tem um blog interessantíssimo e que eu já citei aqui: livros que você precisa ler.
Twitter do Samir: @samirmachado
Twitter do Brayner: @bernabrayner
…
Para ver a primeira postagem sobre o blog do Samir, clique aqui.
…
E para a postagem sobre a série Bom Livro, aqui.