O Bernardo Brayner (livros que você precisa ler) divulgou hoje, no twitter, um blog muito interessante: sobrecapas, do Samir Machado. Nele, há posts sobre design de livros; há os caminhos que foram trilhados para se chegar à versão final na apresentação de uma obra; há capas feitas no Brasil e em outros países; há coleções e os seus detalhes – os detalhes que fazem cada livro ser parte de um conjunto mas, ao mesmo tempo, manter sua particularidade.
Dessas coleções, chamaram-me a atenção as da editora Penguin – clássica por editar clássicos e clássica por ser modelo de grande editora.
Em agosto, quando estive em São Paulo, pude folhear, cheirar, desejar (e não comprar) alguns exemplares da Penguin Clothbound Classics. E são esses livros que uso como isca para o blog do Samir, reproduzindo abaixo o post a respeito deles.
Vale muito a pena passear por todo o sobrecapas, ver tanta beleza – nas capas e no conteúdo que elas envolvem. Mas, advirto que o passeio pode ser bastante cruel, pela vontade de ter aqueles livros, folheá-los, cheirá-los, lê-los.
…
Penguin Clothbound Classics – Série 2
Design de Coralie Bickford-Smith

Agora há uma segunda leva (e espero ver ela logo nas prateleiras por aqui). Também criada pela designer inglesa Coralie Bickford-Smith (que fez o design da coleção Boy’s Adventures e Sherlock Holmes para a Penguin), é delírio estético pra bibliófilo nenhum botar defeito: o estilo de Bickford-Smith, sempre privilegiando paletas de duas cores e padronagens tipográficas, dá todo um ar de livrão clássico, como se tivesse sido produzido manualmente numa prensa tipográfica a cem anos atrás. A encadernação é com tecido, cada capa repete um padrão que se identifica com o conteúdo: as ondas na Odisséia, os papagaios na Ilha do Tesouro. E tem uma fitinha de marca-página (com a cor combinando com o livro, claro – são essas pequenas frescuras que fazem a diferença num projeto assim).

Essa nova fornada de livros inclui Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho, Oliver Twist (Dickens), O Cão dos Baskervilles (Conan Doyle), Emma (Jane Austen), A Odisséia (Homero), A Ilha do Tesouro (Stevenson), A Mulher de Branco (Wilkie Collins), Sonetos e Uma queixa de um amante (Shakespeare), O Amante de Lady Chatterley (D.H. Lawrence) e Mulherzinhas (Louise May Alcott).
E estas capas aqui, ó: Book Cover Design: Famous Novels Re-imagined.
….
twitter do brayner: @bernabrayner